Ozzy Osbourne, ex-vocalista da icônica banda Black Sabbath e um dos maiores nomes da história do rock, faleceu nesta terça-feira (22), aos 76 anos. A causa da morte não foi divulgada. Dono de uma voz marcante e conhecido por sua personalidade irreverente, o cantor britânico deixou um legado repleto de sucessos, controvérsias e uma influência duradoura no cenário musical mundial.
O anúncio da morte foi feito por meio de uma publicação nas redes sociais oficiais do artista. “É com uma tristeza que palavras não conseguem expressar que informamos que nosso amado Ozzy Osbourne morreu nesta manhã. Ele estava com a família e cercado de amor”, diz o comunicado. “Pedimos que todos respeitem a privacidade da nossa família neste momento”, finalizaram Sharon, Jack, Kelly, Aimee e Louis, esposa e filhos do cantor.
Nos últimos anos, Ozzy enfrentava complicações de saúde causadas pelo avanço do mal de Parkinson. Após a divulgação da notícia, fãs e celebridades de diversas partes do mundo utilizaram as redes sociais para prestar homenagens ao lendário ícone do rock.
Tico Santta Cruz, cantor: "Ozzy partiu! Recebeu suas homenagens em VIDA! Isso não tem preço! Merecidas homenagens, gigantes, como ele foi pro Metal, pro Rock, pra música! Tive 3 momentos muito emblemáticos com Ozzy na minha criação musical: primeiro, foi a leva de CDs que ganhei de presente na vida. O disco No more Tears - me marcou PROFUNDAMENTE! Eu demorei muito pra conhecer o Black Sabbath, porque gostava de ouvir os discos solos do Ozzy! Esse disco ouço até hoje! Segundo, foi a biografia dele, que recomendo que TODOS leiam! Sua autobiografia é uma das leituras mais DIVERTIDAS que já li na vida! Gargalhava nos quartos de hotel num silêncio absurdo, achando que as pessoas deviam pensar que eu era louco! Mas não! OZZY estava me contando a vida dele em detalhes de uma forma tão particular que arrancava lágrimas de tanto que achava engraçado aquela história toda!! LEIAM!! E, por fim, tive o privilégio de assistir ao vivo o Black Sabbath aqui no Rio de Janeiro no Lançamento da Tour do disco 13 que foi um dos shows mais F0D4 que vi na vida!!! Ozzy, muito obrigado por tudo! Seu legado permeará pra sempre a existência de todas as gerações que tem por vir! OBRA PRIMA!! Descanse em paz!"
João Gordo, cantor: "Adeus"
Jason Momoa, ator: "Te amo, @ozzyosbourne. Todo meu amor, @sharonosbourne e família. Muito grato. Descanse em paz."
Elton John, cantor: "Muito triste em saber da notícia da morte de @ozzyosbourne. Ele foi um grande amigo e um verdadeiro pioneiro, que garantiu seu lugar no panteão dos deuses do rock – uma verdadeira lenda. Também foi uma das pessoas mais engraçadas que já conheci. Sentirei muita falta dele. A Sharon e à família, envio minhas condolências e meu amor."
Ronnie Wood, guitarrista: "Estou muito triste ao saber da morte de Ozzy Osbourne! Que show de despedida lindo ele teve no Back To The Beginning, em Birmingham"
Shavo Odadjian, baixista: "Estou de coração partido e sem palavras. Meus pêsames à família Osbourne. Descanse em paz, meu amigo"
Mike Portnoy, baterista: "Como todos nós no planeta neste momento, estou em choque total com a notícia do falecimento de Ozzy Osbourne. Todos nós sabíamos que esse dia chegaria, mas parecia que ele ainda iria desafiar tudo e viver para sempre. Há um pequeno conforto em saber que ele pôde fazer seu último show há apenas algumas semanas e sentir todo o amor e a gratidão que o mundo inteiro tem por ele. Como é poético o fato de ele ter podido dar e ter sua última despedida cercado por todos os seus entes queridos, familiares e amigos."
Dee Snider, cantor: "Adeus, Ozzy Osbourne. Você e suas bandas mudaram minha vida. Obrigado por tudo"
Gene Simmons, cantor: "Triste em reportar que Ozzy faleceu. Ele era um gigante. Admirado e amado por milhões de fãs no mundo inteiro. Orações e pêsames para a família Osbourne"
Rafael Bittencourt, guitarrista: "Nesse momento, reforço as palavras de James Hetfield há duas semanas no show de despedida de Ozzy: 'obrigado por nos dar um propósito para viver"
Kiko Loureiro, guitarrista: "Obrigado por uma vida de inspiração".
Digão, guitarrista: "Até mais, lenda".
PJ, baixista do Jota Quest, escreveu um longo texto: "RIP Ozzy! Quem nunca ouviu uma música do Black Sabbath ou do Ozzy Osbourne? Principalmente pra gente que é músico, Ozzy e o Sabbath foram uma influência marcante, mesmo que indireta, em qualquer estilo de música a influência do Black Sabbath está presente. Seu DNA está aí em todos os estilos do rock ao sertanejo não tem como não ver alguma influência do Sabbath! Seja no visual, roupas, tattoos ou em solos de guitarra com distorção. Só pra lembrar: todo esse visual de cruzes, roupas pretas, chapéus, botas e pulseiras que até hoje estão na moda… foi só um dos impactos que eles deixaram na cultura pop e da música. Afinal, são os criadores do Heavy Metal e de todo um life style. E uma coisa que me chamou atenção: no último show dele, Ozzy doou todo o cachê para instituições de caridade. Engraçado, né? O 'capetão' ajudando crianças carentes e instituições de caridade... para quem não sabe Black Sabbath e Ozzy, doaram 200 milhões de dólares (renda do ultimo show do Black Sabbath e dele ha poucos dias) para hospitais, orfanatos e pesquisas sobre o mal de Parkinson. Vá em paz, anjo do bem!"